Foto de 11/02/2011: Na entrada do CEREST.
Continuando...
Síntese do texto Considerações sobre a arte e a ciência da mudança: revolução das coisas e reforma das pessoas. O caso da Saúde – Gastão Wagner.
- mudanças nas pessoas e mudanças institucionais;
- experimentação de novos modelos de organização;
- recuperação da clínica a partir de conceitos como Clínica Ampliada;
- democratização das relações;
- contradição no exercício da democracia e socialização de saberes;
- novas posturas coletivas e das instituições;
- defesa dos direitos, em vários momentos é colocada em choque já que existem interesses contrários;
Reflexões: Quais interesses serão esses? A base é sempre o EGO, que quer se manifestar como superior a todo o custo!
(Imagem de: http://problemaconstante.blogspot.com/2011/07/ego.html em 25/01/2012) |
- Discussões relativas às relações de trabalho - foco nos ACS;
- Olhares individualistas;
- Contexto de surgimento dos ACS no país;
- Texto bastante denso e de difícil compreensão.
18/02/2011:
Filme:
Título: E a vida continua (And the Band Played On)
Sinopse: O filme retrata os primeiros anos da AIDS nos Estados Unidos, desde o início das mortes de homossexuais em São Francisco, de uma doença desconhecida, até a identificação do vírus HIV.
País: EUA; 1993
Diretor: Roger Spottiswoode
Duração: 141 minutos
Pontos principais da discussão:
- A ciência (os cientistas) sendo responsáveis pela investigação (Lidar com preconceitos e valores pessoais em práticas que não devem julgar ao outro).
- Falta de investimento. O investimento ocorre conforme os interesses.
- A religião como base da moral e julgamento do outro.
- Interesses pessoais na busca pela fama.
- Coisas que a população deve ou não saber.
- Marisa, Eduardo relembram situações muita parecidas com a situação nas escolas quando do surto de H1N1.
- Carlão relembra em 1973 quando houve o surto de meningite (trabalhava no Hospital Emílio Ribas) que só foi liberada a vacina quando o surto chegou nas classes mais altas da sociedade.
- A construção da linha de raciocínio que leva à explicação dos dados que estão sendo levantados e averiguados.
- Desvalorização de outros profissionais conforme o contexto.
- Construção do olhar epidemiológico:IDENTIFICAR -> ANALISAR -> PLANEJAR -> INTERVIR.
Reflexão: Não devemos nos deixar influenciar pelas ambições egoístas dos outros, devemos insistir em nossos ideais e na luta para que algumas coisas possam ser diferentes. A ciência não é imparcial, e não é apenas nela que devemos consolidar nossas verdades. A ciência é parte de um todo, é uma das diversas formas de manifestação do conhecimento e para tornar-se sabedoria, deve ser aplicada para o bom desenvolvimento da sociedade, sem interesses, sem partidarismos ou segregações.
Continuando a pensar o Projeto de Intervenção:
TEMA: Gestão dos Serviços de Saúde e Revisão dos Processos de Trabalho.
Continuando a pensar o Projeto de Intervenção:
TEMA: Gestão dos Serviços de Saúde e Revisão dos Processos de Trabalho.
• A partir do texto olhamos para o território e o levantamento de dados;
• Necessário profundar as noções de epidemiologia;
22/02/11
Pontos principais da INTRODUÇÃO A EPIDEMIOLOGIA:
Conceito: frequência do fenômeno e sua distribuição no tempo.
Determinante – causa da doença (o estabelecimento desses determinantes é a possibilidade de avaliar o risco que se corre.)
Indicador – representação de variável sujeita à verificação. Há aqueles historicamente construídos. Há aqueles que se encaminham na consolidação.
Reflexão: Momento de estudo extremamente relevante. A compreensão mais aprofundada sobre a importância da epidemiologia no contexto da saúde pública. Aqui indicadores que estamos trabalhando atualmente pelo PMAQ e do Pacto para melhoria da atenção básica.
Necessidade de acessar os INDICADORES do PACTO e qualificar a discussão sobre as metas junto às equipes de ESF acompanhadas. (Disponível em: http://www.saude.am.gov.br/docs/pacto/INSTRUTIVO_DA_PACTUACAO_UNIFICADA_2010_2011.pdf).
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